Marketing digital para empresas locais e profissionais liberais

O período é de transformação no mundo e ficar esperando parado até que algo aconteça já saiu de moda há muito tempo. Com a aproximação iminente do que muitos chamam como “Revolução Tecnológica 4.0”, torna-se mais do que obrigação adotarmos novas ferramentas e tecnologias para garantirmos sucesso em nossos empreendimentos.

Neste contexto que aparece o Marketing Digital, um conjunto de estratégias cada dia mais utilizado por empresas, que será detalhado ao longo desse texto.

Explicando o Marketing Digital
Uma das primeiras dúvidas que surgem ao se deparar com o termo é o porquê desvencilhamos o Marketing Digital do marketing tradicional, que muitos conhecem há anos.

Vamos lá: enquanto o marketing tradicional e outras modalidades são somente aplicadas a negócios de grande porte ou empresas consolidadas, o Marketing Digital é popular e acessível, podendo ser realizado por qualquer tipo de negócio, independentemente da verba para investimento.

Mas como podemos definir mais concretamente o que é Marketing Digital? O termo corresponde a um conjunto de estratégias, com o objetivo de gerar resultados tanto na esfera física, como na esfera virtual.

Esqueça a ideia – caso já tenha pensado assim – que Marketing Digital se resume a outras ferramentas, como o Google Ads (antigo AdWords) ou Facebook Ads.

Utilizando a tecnologia para promover seus negócios
O Marketing Digital ganhou popularidade à medida que as pessoas passaram a utilizar mais ferramentas digitais no processo de compra.

Antes, a maior parte das informações sobre produtos e serviços se limitava ao poder de quem vendia, ao oferecer soluções para tais, como o uso de vendedores que “vestiam a camisa” da empresa e influenciavam na hora da compra.

Na atualidade, a internet permite uma maior independência do cliente, que realiza até 60% do processo de compra, antes de entrar em contato com o vendedor.

Mas como podemos enxergar a funcionalidade do Marketing Digital? Na busca por novas oportunidades e na divulgação de seus produtos, as empresas utilizam essa ferramenta, que conta com diversas frentes de atuação, como redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outras, aumentando o ‘leque’ de possibilidades e influenciando no processo de compra dos consumidores.

Estratégias de Marketing Digital para resultados positivos
O Marketing Digital conta com um leque grande de técnicas e estratégias para aplicação, mas algumas se sobressaem pela assertividade na busca por resultados positivos, como anúncios em Guia de Empresas inteligentes, em redes sociais, além do Google e Youtube.

Vamos explorar um pouco essas técnicas e estratégias, detalhando melhor como o Marketing Digital é utilizado, por exemplo, nas redes sociais:

Assim como é importante adotar estratégias para estar atualizado e competitivo no mercado, é necessário saber como e onde os clientes buscam suas compras. Com o número de pessoas presentes em mídias sociais aumentando a cada dia (no Facebook existem aproximadamente 1,6 bilhão de usuários), as redes passam a ser um importante canal de comunicação entre empresas e os seus consumidores.

Após definir em quais mídias sociais a sua empresa vai estar presente e qual o público-alvo, o próximo passo a ser dado é saber como utilizar as redes sociais em sua estratégia de Marketing Digital.

Uma boa forma de atrair visitantes para seu site, por exemplo, é divulgando conteúdos de qualidade, com a possibilidade de que o mesmo seja compartilhado. Com a sua página contendo as postagens, você pode direcionar o seu tráfego para páginas de conteúdo, como blog, para Landing Pages e para ofertas específicas.

Outra forma é interagindo com os usuários por meio de fóruns e geração de ideias. Isso permite que o contato com o público seja menos robótico, aumentando a oportunidade de divulgar materiais para reforçar as informações da postagem.

Mesmo com as facilidades apresentadas pelas redes sociais, é importante sempre acompanhá-las com a finalidade de entender os horários e os métodos que estão ou não funcionando. Mídias como Facebook e o Twitter são algumas das que contam com ferramentas capazes de contribuir para análise de estatísticas.

Add a Comment

Your email address will not be published.